Como se ignorar das estatísticas do seu próprio site

São várias as razões para que você queria desabilitar pontualmente as estatísticas de seu website ou web app. Desconsiderar visitas feitas por você ao seu próprio site, evitar o consumo desnecessário de um serviço pago em tempo de desenvolvimento, não contabilizar acessos feitos por ferramentas de teste, entre outros.

Desde o dia em que pesquisei como me ignorar das estatísticas do Google Analytics, notei que poderia existir uma solução mais simples. Esse foi o motivo maior por trás da criação do Glorious Analytics, uma biblioteca que estende alguns serviços de estatística como o Google Analytics, permitindo facilmente desabilitá-los via Browser. Ao atribuir o valor disabled para um parâmetro de URL chamado analytics, você impede que o site colete as estatísticas da sua visita.

Além de evitar a poluição das estatísticas com dados indesejados, a possibilidade de desabilitar a coleta dos dados adiciona uma camada extra de privacidade aos usuários que optarem por não serem monitorados.

O Glorious Analytics usa o Plausible como serviço padrão de estatísticas. Veja abaixo um exemplo de uso básico da biblioteca:

import GAnalytics from '@glorious/analytics';

const analytics = new GAnalytics();
analytics.init('rafaelcamargo.com');
analytics.trackPageview();

Opcionalmente, você pode adaptar a biblioteca para usar o Google Analytics:

import GAnalytics from '@glorious/analytics';
import googleAnalyticsAdapter from '@glorious/analytics/dist/adapters/google-analytics';

const analytics = new GAnalytics();
analytics.init('UA-123456', { adapter: googleAnalyticsAdapter });
analytics.trackPageview();

Para saber mais sobre a biblioteca, ou colaborar com seu desenvolvimento, acesse seu repositório no Github.

Fique por dentro das futuras atualizações:

Você pode ser notificado por RSS também.