Pequenas melhorias ao Pitsby

Mais de um ano depois da última melhoria na biblioteca, era mais que chegada a hora de alguns novos avanços. Se Pitsby é ainda uma palavra que jamais ecoou nos seus ouvidos, saiba que ele é uma ferramenta que almeja facilitar a documentação de componentes gráficos usados em aplicações web. O motivo principal por trás de sua criação foi oferecer uma alternativa ao Storybook, ferramenta muito popular à época, devido a minha tremenda insatisfação com sua experiência de uso. Essas recentes melhorias, poucas mas significativas, focaram em dois pontos.

Desempenho

O primeiro deles, melhorar o desempenho do live-reload durante o desenvolvimento da documentação. Para tal, algumas etapas do processo de atualização do web app foram reorganizadas (e até eliminadas), não demandando mais sua recompilação. Com isso, pude eliminar o uso do Webpack Dev Server em prol de uma biblioteca bem mais simples e enxuta chamada Live Server. A aplicação contendo a documentação é agora compilada uma única vez e, a cada mudança nos arquivos que compõem a documentação, somente o arquivo impactado é atualizado ou recriado.

Aparência

Sim, a aparência das mensagens exibidas no terminal importa. Arrisco dizer que a aparência de qualquer texto importa, esteja ele onde estiver. Uma prova disso seria o tormento de ter que programar sem um editor capaz de destacar a sintaxe da linguagem com uma bela paleta de cores. A versão mais recente do Pitsby abandona as mensagens monocromáticas em favor de mensagens melhor formatadas e coloridas, potencializando o significado de cada uma delas e facilitando sua leitura.

Pitsby live reload
Pitsby live reload

Se você já utiliza a ferramenta, desfrute dessas melhorias instalando a versão mais recente. Se ainda não a conhece, visite pitsby.com e a experimente agora mesmo.

Fique por dentro das futuras atualizações:

Você pode ser notificado por RSS também.