Developer first

Ao longo dos últimos anos temos ouvido uma variedade de estratégias se sucederem na disputa por como melhor abordar o desenvolvimento de um software. Há poucos anos, era corriqueiro o uso do termo API-First. Mais recentemente, o entusiasmo foi com AI-First. Sendo desenvolvedor, sugiro a adoção de uma nova estratégia. Uma estratégia que não exclui qualquer outra que já esteja em curso. Uma estratégia que mantém o mesmo sufixo daquelas já mencionadas, mas que adiciona o fator humano na palavra que o precede. Developer-First.

Neste momento, você poderia achar que estou querendo fazer do desenvolvedor a peça central no desenvolvimento de software. Se foi essa a impressão, não se preocupe. Ela está correta. Longe de mim querer dizer que um produto não deve colocar a necessidade de seus clientes como principal razão do seu desenvolvimento. Mas note que fiz questão de utilizar o termo desenvolvimento de software porque entendo que nesse estágio o problema que o cliente possui já está claro, assim como já está claro também que a solução demandará software. O fim continua sendo oferecer solução para o problema de alguém. A sugestão aqui é de como lidar melhor com o meio. O desenvolvimento do software.

Quando nos damos conta de que para desenvolver software precisamos (ainda) de desenvolvedores, fica evidente que o nível de engajamento do desenvolvedor impacta diretamente o resultado final do software produzido. Menor a dedicação e o comprometimento, menor a chance de um bom resultado. Por isso, é fundamental que esse engajamento, que costuma ser alto no início do desenvolvimento, não desapareça ao longo do processo. Quais seriam então os ingredientes que poderiam favorecer o engajamento do desenvolvedor?

Precisão

Um software que não se comporta como o esperado não resolve o problema de ninguém. Precisão é requisito indiscutível de qualquer produto que esteja no mercado. Mas é também um requisito imprescindível para manter o engajamento de quem o desenvolve.

Se liberar uma nova funcionalidade nos dá a sensação de avançar uma casa no jogo, ter que corrigir um bug nos faz sentir voltando duas. Corrigir bugs significa investir esforços para continuar apenas no mesmo lugar. Se da empresa pra fora, bugs acabam com a reputação do software, da empresa pra dentro minam o engajamento dos desenvolvedores.

Produtividade

De nada adiantaria desenvolver o software mais preciso do mundo se ele nunca fosse entregue. Entre o momento em que se imagina uma solução e o momento em que ela é disponibilizada aos clientes, existe o tempo de desenvolvimento. Quanto menor é esse tempo, mais rápido podemos avaliar se a solução entregue resolve ou não um problema. E quanto mais rápido for esse feedback loop, mais nos mantemos engajados com aquilo que estamos construindo.

Another characteristic of flow activities is that they provide immediate feedback. They make it clear how well you are doing. After each move of a game you can tell whether you have improved your position or not.

Finding Flow

Seja tendo que lembrar de ligar ou desligar algo em um determinado momento do dia ou seja tendo que escrever a mesma porção de código a cada nova funcionalidade, iremos nos entediar rapidamente. E quando o tédio entra por uma porta, o engajamento sai por outra. Tarefas rotineiras devem ser automatizadas, da mesma maneira que todo padrão comum deve ser abstraído.

Assim como não faz sentido lançar rapidamente algo que não funciona, tampouco pouco seria celebrável jamais conseguir lançar algo por não estarmos certos de que funcione. Precisão e produtividade são ingredientes que funcionam como exatos contrapesos um do outro.

Developer-first é uma abordagem que preza pelo alto engajamento do desenvolvedor. E o alto engajamento acontece justamente quando conseguimos fazer muito rápido algo que funciona muito bem.