Código limpo

Esse é um dos livros mais famosos do universo da programação. Sua fama parece só não ser maior do que o número de programadores que ainda não leu esse livro. Alguns reclamam que os exemplos exibidos ao longo do livro estão escritos em Java, como se a linguagem de programação fosse um obstáculo para entender o que é código limpo. Já ouvi também que o tal código limpo seria uma utopia, que funções contendo quatro ou cinco linhas estariam reservadas ao Olimpo do desenvolvimento de software.

Embora o livro possa, em alguns poucos momentos, se apegar a detalhes não tão pragmáticos, a sua quase totalidade compartilha uma sabedoria sem igual. A seguir, destaco os trechos que me pareceram melhor descrever o caminho para chegar ao código limpo.

Letras acima dos números.

The only valid measurement of code quality: WTF/Minute.
Source

Essa frase, que abre a introdução do livro, parece antecipar tudo aquilo que será tratado nas próximas centenas de páginas. Cada linha de software que você altera colabora com a história que você escreve junto com seus colegas de trabalho. Código de baixa qualidade é uma sucessão de fatos incompreensíveis, uma história sem pé nem cabeça, uma avalanche de WTF/Minute. Para escrever código limpo, você precisa ter mais habilidade com letras do que com números.

Uma letra de cada vez.

The ratio of time spent reading vs. writing is well over 10:1. We are constantly reading old code as part of the effort to write new code. […] You cannot write code if you cannot read the surrounding code. […] So if you want to go fast, if you want to get done quickly, if you want your code to be easy to write, make it easy to read.

Clean Code

Comunicação é habilidade imprescindível para escrever código limpo. Quando você dá nome a uma variável você está se comunicando, quando você dá nome a um arquivo você está se comunicando, quando você agrupa seus arquivos em diretórios você está se comunicando.

Tempos atrás eu virei para um colega de trabalho e falei: Sabe o que eu tenho vontade de fazer quando vejo um código como esse?. Ele me devolveu a pergunta: O quê?. Tenho de vontade de passar o dedo na tela. Isso parece Braille, respondi. O arquivo continha algumas centenas de linhas infestadas de variáveis nomeadas com um único caractere.

Não tenha medo de dar nomes longos a variáveis, funções, arquivos e diretórios. Preocupe-se em dar a eles o significado que precisam ter. Um minuto investido em um bom nome pode poupar dez de quem precisará interpretá-lo. Uma letra de cada vez, jamais uma única letra.

Uma coisa. Uma coisa só. Uma coisa apenas.

Se na vida real a gente tem dificuldades para assoviar e chupar cana ao mesmo tempo, por quê depositar essa expectativa no nosso código? Diretórios, arquivos, classes, módulos e funções. Tudo deve fazer uma única coisa. Tudo deve ter apenas uma única resposabilidade. Imagine um diretório chamado utils. A primeira pergunta que me vem à mente é: Se ali está o código útil, o que haveria dentro dos demais diretórios? Utils não é apenas um péssimo nome, é um ótimo exemplo de algo que faz mais do que deveria. É um exemplo de ausência de limites.

Responsabilidade pressupõe limites. Responsabilidade delimita o começo e o fim. Responsabilidade determina o que uma coisa faz, mas acima de tudo o que essa coisa não faz. Usain Bolt se tornou o homem mais veloz da história porque decidiu se especializar em uma coisa. Uma coisa só. Uma coisa apenas.

Código limpo dispensa comentários.

The proper use of comments is to compensate for our failure to express ourself in code. Note that I used the word failure. I meant it. Comments are always failures. We must have them because we cannot always figure out how to express ourselves without them, but their use is not a cause for celebration.

Clean Code

A única certeza que podemos ter em relação a comentários é que a máquina irá ignorá-los. Comentários não podem ser testados. Não podendo ser testados, podem rapidamente se tornar desatualizados. Uma vez desatualizados, a única certeza que podemos ter é que o desenvolvedor irá ignorá-los.

Se em algum momento você se pegar escrevendo um comentário na tentativa de melhor explicar o seu código, reflita porque o próprio código não conseguiu explicar a si mesmo. Comentários são sempre uma oportunidade de melhoria. Assim como um código limpo, esse vídeo dispensa comentários.

Edite brilhantemente.

Red, Green, Blue. Essa é o mantra do desenvolvimento orientado a testes (TDD). A tríade de cores significa as seguintes etapas de desenvolvimento:

É com a segurança fornecida pelo teste passando que você relê seu código e verifica se a nomenclatura escolhida continua fazendo sentido. Se linhas de código podem ser removidas. Se a implementação pode ser mais limpa, mais clara. Se você não envia um email tão logo termina de escrevê-lo, por quê consideraria a implementação concluída tão logo ela funcione?

Sobre a importância de editar, Jason Fried escreveu Eureka! We're editors e Carolyn Cherry muito bem lembrou:

It is perfectly okay to write garbage as long as you edit brilliantly.